domingo, 25 de julho de 2010

O colinho da Mana!



Hoje estiveram na minha humilde casa os meus pais, o meu irmão, a minha irmã, o meu cunhado... E, claro, os meus sobrinhos!

O G., o pai do G. e eu ficámos com marcas num dos braços. É que ele quando não está a dormir e não tem a mamã ao lado procura qualquer coisa que se assemelhe com uma mama... qualquer coisa menos a chucha... E parece querer a todo o custo tirar leite do braço! De hora e meia em hora e meia pede peito... Para ver se o aguentamos um pouco mais, tentamos distraí-lo com colo... Até ele encontrar 1 mama substituta... Aí acalma-se durante um tempo... Tentamos que adormeça... Mas, na maioria das vezes... sem efeito... Só a mama lhe dá sossego!

A M. já começa a querer interagir com o mano! Põe-lhe a chucha, dá-lhe festinhas, quer ajudar a mudar a fralda, quer dar-lhe colo... E quando dizemos que o mano está a dormir, que ele não quer a chucha... que já chega de colo... Fica chateada e faz birra!

Comilão como o mano está, veremos por quanto tempo ela lhe vai querer pegar ao colo... Por este andar... Qualquer dia já não pode com ele!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

2 semanas depois!

O G. fez ontem duas semaninhas!

Foi dia de o pesarem novamente!

Nasceu com 3,160 kg... A semana passada tinha 3,220 kg só de body. E hoje tinha o incrível peso: 3,490 kg... Vestido e com fralda atenção!

Mas mesmo assim... Não está a crescer rápido demais? A minha irmão diz "o leite da mamã é potente"...

Eu estou a ficar assustada... Qualquer dia o pequenino... é maior que a tia!!!

A M. já come a papa sozinha!

Ontem entrei na casa da minha mãe e lá estava a M.! Sentadinha na cadeira com a colher na mão como gente grande!

Não foi a primeira vez que a vi! Já come sozinha há algum tempo!

Mas ainda é giro de ver! Sentadinha como a colher na mão lá tá ela como gente grande... Depois... Distrai-se... olha para a televisão ou assim... E o resultado é massinha com carne (como ela diz sempre que lhe perguntamos o que está a comer, mesmo que seja arroz ou batatas... Ontem por acaso era massinha) pelo colo dela todo! Quando a tiramos da cadeirinha tem massa na cadeira...nas calças... por todo o lado!

Assim que acaba de comer dirige-se apressadamente à arca congeladora: "Gelado!"... Já aprendeu que so pode comer gelado depois da comida... E muitas vezes pede para fazerem a papa já com o intuito de comer o gelado... Como não lho podemos dar todos os dias... tentamos enganá-la! Já não há! Abrimos apressadamente as gavelas... A minha mãe já evita mesmo comprar!

Ontem consegui convencê-la com o castelo! "Vamos fazer 1 castelo!!" E não se voltou a lembrar do gelado! Nem sempre é assim tão fácil enganá-la!

Está mesmo uma crescida!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Efeito Cuchi Cuchi



Na terça fui a casa da minha irmã e a ela pôs-me o G. ao colo, para arrotar a seguir à mamada! Ele, no entanto, já tinha adormecido! Tinham-lhe dado banho e a seguir a minha irmão deu-lhe mama! O efeito foi, claramente, adormecer!

Comecei a dar-lhe pancadinhas ao de leve nas costas... Ele ainda se queixou, quase como se pedisse "DEIXA-ME DORMIR!!!"... Mas acabou por adormecer! Deparei-me com a vontade enorme de o ver a espreguiçar-se... De o ver acordar... Deu-me vontade de lhe fazer cóceguinhas... Cuchi cuchi cuchi.... Ele, porém, já nem se importava com nada! De vez em quando espreguiçava-se, dava 1 gemido... Mas acabava por dormir... Sabe tão bem tê-lo ao colo :)!

Quando estávamos prestes a ir embora ao meu pai quis pegar nele... Ele mal se mexeu! O mesmo aconteceu na mudança do colo do meu pai para o da minha irmã! Dormia que nem um anjinho!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O G. e o colo!

Tão pequenino e já impõe a sua vontade!!

O espertalhão começa a saber como sabe bem o colinho! Chora... E vamos buscá-lo! Damos-lhe um pouco de colo... adormece... Tentamos metê-lo novamente na cama! 5 minutos depois... sente-se sozinho e volta a chorar!



Quem será que vencerá? :)

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os sonos trocados



Quando lá vamos dificilmente o apanhamos acordado! Dorme, dorme, dorme.... E para o apanharmos acordado temos de ir na hora da amamentação! À noite porém, pelo menos há umas noites atrás, não deixa ninguém dormir! Tão pequenino e já impõe aquilo que quer! Já manda lá em casa :P E não são todos os bebés um pouco assim!:)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A primeira vez a andar na praia

Domingo, eu, o tio e os avós, levámos a M. à praia! O ano passado ela foi algumas vezes à praia com os papás... Mas ainda não andava na altura! Por isso, a areia, o mar, as brincadeiras foi tudo novidade para ela!

Quando a descalçámos a reacção foi muito engraçada! Levantava os pés, a tentar não pisar a areia! Depois ficou parada... Tentava equilibrar-se com esforço! Comecei a chamá-la: "Anda M.... Anda à tia!" E ela lá começou a andar! Parecia que ainda não tinha aprendido a andar... Ou que estava com uma bebedeira, mal se aguentando em pé! Chegou mesmo a cair uma ou duas vezes até se habituar e andar normalmente!

Depois levámos-la para a água... A reacção foi mais ao menos a mesma! Não se queixava mas assim que a água lhe tocava levantava os pés como que dizendo: "Está friaa!!" Tentámos que chapinhasse.... "Salta M., salta!"... E nós tentavamos mostrar (as figuras que fazemos para ensinar uma criança!!) Mas pouco o fez!

Chegou o momento em que lhe demos o Balde, a colher, os tachinhos.... Adorou! Passava a areia de 1 tachinho para o outro sem se cansar! De vez em quando pedia "Tia ajuda!" E eu lá lhe metia areia num dos tachinhos! Quando fazíamos o peixinho ou a concha com os tachinhos e a areia, a reacção era esmagar cruelmente! Destruía tudo o que fazíamos como faz com os castelos de puzzle que pede insistentemente para os fazermos!



Quando o avô babado lhe perguntou se queria ir à água estava tão entretida que não quis ir! Depois de insistir, lá disse "A tia também!!" E lá fomos! Mas desta vez quando a água lhe molhou os pés começou a chorar! "Na quê!!!" e lá fui sentar-me com ela longe da água à espera que o avô saísse da água!

Sem ter dormido a sesta da manhã... Começou com birra! E como já era hora de irmos embora, lá arrumamos a imensa tralha, e fomos para o carro! A M. mal se sentou na cadeirinha adormeceu! Foi uma manhã cansativa!! Uma experiência nova!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A reacção da M.

Toda a gente faz as mesmas perguntas ao saber do nascimento do G.:

1. Correu tudo bem?
2. Foi parto normal?
3. Como está a tua irmã?
4. E a M.? Como reagiu?

A M. como qualquer criança de dois anos não percebe a magia do nascimento! No início, mesmo depois de já ter visto a mãe com o mano ao lado, respondia à pergunta "Onde está o mano?" com a frase: "Na barriga da mamã!". Hoje já sabe que o bebé, como lhe chamava antes é o mano! Mas acho que ainda deve pensar ou que a andaram a enganá-la este tempo todo dizendo que o mano estava na barriga da mamã, ou que existem dois manos: O da barriga e o bebé!

A M. está um pouco ciumenta! Quando a mãe está a dar de mamar, pede colo! Se estão a olhar para o mano ou com o mano ao colo, pede atenção! Mas dá-lhe festinhas! Às vezes é difícil perceber se é uma festinha ou 1 palmada... Ainda não mede bem a força! Mas percebe o que lhe dizemos, faz 1 pouco de birra mas se lhe dermos atenção, falarmos com ela, fica quieta :)...

No fundo acho que gosta do irmão! Apenas lhe custa já não ter toda a atenção, ter de dividir essa atenção com um bebé que lhe dizem ser o mano! E no fundo esta reacção é normal e saudável! Não somos todos um bocadinho assim?

terça-feira, 13 de julho de 2010

2 anos e 1 mês

Hoje a M. faz 2 anos e um mês! O tempo passa a correr... Ainda me lembro de ter a idade do irmão! O mano G. nasceu esta quinta feira, dia 8 de Julho pelas 14 horas!

Ainda é difícil acreditar que nasceu realmente...Andava ansiosa, sempre a pensar quando nasceria.... Uma semana antes, sempre que a minha irmã não aparecia na net ficava preocupada... Será que está em trabalho de parto? Cheguei a mandar-lhe mensagens como: "Grávida...Ainda estás grávida?".... e quando passavam 5 minutos e ela não respondia começava a entrar em stress... Depois mandava mensagem ao meu pai... "A grávida ainda está grávida? mandei-lhe msg e ela não me respondeu!"... E passado algum tempo ela lá aparecia na net e eu respirava fundo!

No dia 8 o meu pai mandou-me 1 msg pelas 8.30 da manhã: "Parece que é hoje...Já foi para a maternidade!" e senti uma vontade de ir lá ter! Quando estava perto liguei para o meu pai, o qual me disse que estavam os dois em casa com a M. à espera que o meu cunhado lhes dissesse que tinha nascido, porque só ele podia lá ficar! Racionalmente disse a mim mesma que não valia de nada ir lá ter e ficar à porta à espera, principalmente porque trabalho perto da maternidade! E então lá fui trabalhar...Ou tentar! A ansiedade não deixava pensar sequer (os meus chefes que não o saibam!!) Por volta das 14... quando já estava a dar em doida... recebi 1 mms do meu cunhado com a fotografia do meu sobrinho! Podem dizer que sou 1 tia babada! Mas ele é lindooo! :) Tal como a irmã dele claro! Pensei que o meu stress iria desaparecer quando soubesse que tinha nascido... Mas a verdade é que parece que ainda aumentou mais! Fiquei em pulgas para os ver (à minha irmã e sobrinho)!

Liguei ao meu pai... e ele sabia de tanto como eu...mesmo estando à porta da maternidade! Como não conseguiu saber muito mais e lhe disseram que pelo menos 2 horas tinha de esperar para os poder ver... foi para casa... Quando eram para aí 4 a ansiedade atingiu o limite..."mas ninguém me diz nada? posso ir vê-los? é saudável? A minha irmã estará bem? Foi parto normal?"... Liguei novamente para o meu pai mas a unica coisa em que me pode ajudar foi num telefone da maternidade!

Liguei para a maternidade e ainda não tinham nenhum nascimento registado... Disseram que se iam informar quando lhes disse que sabia que já tinha nascido por volta das 2! Passado 15-20 min voltei a ligar: lá me disseram que iria poder vê-los daqui a mais ao menos 15 minutos! Liguei aos meus pais para os informar e lá fui eu toda contente!

O tempo que estive com eles pareceu sempre curto! Adorava ficar a olhar para ele...ver a expressão... vê-lo a espreguiçar-se... Ver como ficava calmo com festinhas na cabeça.... Existe muita gente que não gosta de bebés recém-nascidos... Enrugaditos, frágeis... Mas é por serem assim tão frágeis que me apetece mais abraçar, pegar ao colo, dar-lhe carinho! Dizer: "Eu sei que o mundo cá fora é difícil... A luz... Os sons... O frio... Tudo assusta muito! Mas estou aqui para te proteger :)"